sexta-feira, 29 de janeiro de 2016


Pequeno almoço saudável (o mito do pão)
Entre todas as refeições do dia, o pequeno almoço é sem duvida a refeição mais importante e na maior parte das vezes a que damos menos atenção. É depois de dormir que precisamos de mais nutrientes, já que passamos muito tempo em jejum. Por isso deve ser bastante nutritivo para que o nosso corpo comece o dia com bastante energia. 
Criou-se o mito de que o pão engorda mas será que é mesmo assim, claro que engorda se não for consumido com peso e medida e se não fizermos as escolhas corretas.

Dentre todos os nutrientes, os hidratos são fundamentais para a reposição das reservas de energia gastas durante o sono. O melhor para ingerir nesse horário é aquele chamado de complexo, encontrado nos pães e cereais. Ele irá promover um processo digestivo mais lento. Veja quais são as substituições mais saudáveis:
Um bom primeiro passo para ter um pequeno almoço mais saudável é substituir o pão branco pelo integral. Os produtos integrais retardam o tempo digestivo, promovem saciedade e oferecem nutrientes protetores à saúde, como magnésio e selênio. A presença de fibras nos pães torna-os muito mais nutritivos e saudáveis, graças à ação protetora delas no nosso organismo. Durante o processo de refinamento do trigo, todos os nutrientes e vitaminas - como vitamina B1, são importantes para o funcionamento dos músculos, vitamina B2, essencial para o crescimento, e vitamina E, que retarda o envelhecimento das células - são retirados junto com a casca do grão. Por isso, o pão normal não tem muitos nutrientes além dos famosos hidratos que, se consumidos em excesso, podem trazer aumento de peso.

Uma ótima opção são também os cereais a base de fibras, os branflakes além das doses de fibra e vitaminas ajudam a regular o transito intestinal, prolongam também a saciedade e podemos adicionar as mais variadas frutas.

Sem comentários: