domingo, 27 de dezembro de 2015


GORDURA OU HIDRATOS DE CARBONO

Na década de 70, foi dado um conselho de dieta proclamando que as pessoas deviam ficar longe de gorduras saturadas para evitarem doenças do coração. A demasiada simplificação deste conselho levou a uma “fobia de gordura” que não é saudável.
Para evitar gorduras, muitas pessoas voltaram-se para alimentos com gordura reduzida ou sem gordura alguma, mas altas em hidratos de carbono/carboidratos. No entanto, isto contribuiu para um aumento alarmante da obesidade e da diabetes tipo 2.  O erro cometido em muitas dietas é a ênfase dada ao baixo teor de gordura, mas sem se dar importância à qualidade dos hidratos de carbono, criando a ideia de que toda a gordura é má e todos os hidratos de carbono são bons. É muito importante saber distinguir entre gorduras saudáveis e gorduras más, carboidratos saudáveis e carboidratos maus.
Enquanto que as gorduras saturadas encontradas na carne e nos lacticínios e seus derivados não são saudáveis, outras gorduras como o azeite, óleo de canola, abacate e óleo de noz são mono saturadas e não aumentam o colesterol e nem propiciam o bloqueio das artérias como as gorduras saturadas o fazem.

É importante ter em consideração o índice glicémico dos alimentos, que mede quão rápido estes são capazes de aumentar a glicose no sangue. Alimentos com alto índice glicémico, tais como batatas, pão branco e arroz branco, aumentam os níveis de glicose no sangue rapidamente. O que, por sua vez, solicitará a secreção de insulina para processar a glicose. Muitos destes alimentos podem conduzir a uma resistência à insulina, a diabetes tipo 2, doença do fígado gordo, obesidade e doenças cardiovasculares.

Sem comentários: