quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016


DETOX A PALAVRA DA MODA

Quando ouvimos a palavra ‘detox’ pensamos logo em restrições e passar fome. Mas a verdade é que para ‘limpar’ o organismo não é preciso grandes limitações. Foi elaborada uma lista de 10 conselhos  para conseguir ter um corpo mais limpo. Aqui estão eles:

1.    Comece a manhã com um copo de água à temperatura ambiente com limão: As bebidas e os alimentos frios podem causar um choque no organismo e fazer com que o processo de digestão abrande, pelo que é essencial que a água esteja à temperatura ambiente. Esprema um limão para dentro do copo de água e espera entre 15 a 30 minutos para o beber durante o pequeno-almoço. Os limões estão cheios de nutrientes e elementos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário, como a vitamina C, o potássio e pectina, que inibe os desejos alimentares. Também ajudam a acelerar a função das enzimas e a estimular o fígado, de forma a que o seu corpo se veja livre das toxinas.
2.    Opte pelo carvão vegetal: “Este é o novo método de ‘detox’”. Hoje em dia é possível encontrar esta substância em alguns suplementos alimentares. Ele faz com que “as toxinas saiam do corpo antes de poderem fazer mal ao organismo”. Basta misturar o suplemento com sumo de limão e um pouco de açúcar para obter uma limonada muito saudável.
3.    Nos dias mais frios, substitua a sopa por caldo: Esta é a nova moda nos Estados Unidos. E parece estar a dar resultado: uma chávena de caldo de galinha ou de vaca por dia para ajudar o organismo a recuperar.

4.    Se vem num saco, numa caixa ou numa lata, esqueça: Há que optar pelos produtos frescos: “uma dieta rica em frutas, vegetais e cereais orgânicos é por si só uma excelente ‘detox’.
5.    Substitua as sementes de girassol por sementes de funcho: Estas últimas estão cheias de antioxidantes. Libertam vários óleos que ajudam a fazer a digestão e a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
6.    Aposte nos probióticos: O que são? Trata-se de componentes de alimentos industrializados presentes no mercado, como leites fermentados, iogurte, ou podem ser encontrados na forma de pó ou cápsulas. Se optar por estes últimos, pode adicioná-los a sumos e batidos. São uma excelente forma de eliminar as toxinas do corpo.
7.    Faça três refeições… Mas evite os ‘snacks’: Ingerir os nutrientes todos de uma vez e depois ficar sem comer até à próxima refeição faz com que o corpo tenha a possibilidade de fazer uma digestão em condições, podendo [posteriormente] direcionar a sua energia para a ‘limpeza’ do organismo enquanto o sistema digestivo descansa.
8.    Opte por chocolates com muito cacau: Esta substância está cheia de antioxidantes. Se costuma comprar uma tablete com 70% de cacau, vale a pena ir à procura de uma que contenha 80%.
9.    Apostar nos condimentos: Gengibre, canela, pimenta-caiena, cominho e cúrcuma ajudam a limpar o organismo e deixar-nos saciados.
10.    Acabe o dia com um chá de camomila: Não só ajuda a combater as insónias, como a digerir a última refeição do dia.

Sem comentários: